Como se despedir de quem nunca irá embora?

Filho de cearenses que emigraram para o Acre, nascido na mesma cidade onde também nasceu o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas 17 anos de idade. Entrou para a Faculdade de Direito e conseguiu um emprego de ensacador, mas desde então pensava em ser jornalista.

Armando Nogueira é dono de um estilo original e elegante, que foge dos lugares comuns que proliferam na crônica esportiva. Pode-se dizer que fez escola, pois vários repórteres esportivos tentam imitá-lo.

Não raro, Armando extravasa sua veia poética para demonstrar sua admiração pelo esporte e por seus ídolos. Algumas de suas frases inspiradas se tornaram antológicas. A seguir, alguns exemplos.

  • Sobre futebol e caráter: O futebol não aprimora os caracteres do homem, mas sim os revela.
  • Sobre a vitória na Copa de 1970: Choremos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia, fazendo amigos. Fazendo irmãos em todos os continentes.
  • Sobre Garrincha e sua habilidade para driblar: Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifundio.

Apaixonado pelo Botafogo, sempre mostrou seu amor ao clube e aos grandes jogadores que fizeram a, rica, história do time alvinegro. Sabia usar as palavras como poucos ao falar de futebol.

Hoje, me pergunto como se despedir de alguém assim. A grandeza de Armando Nogueira, não só para o Botafogo, mas também para o Esporte Brasileiro, é comparável a de Garrincha e Pelé, a presença de Armando Nogueira sempre será lembrada como a de  Maneco, que é tão viva quanto a presença do Rei, não tem como se despedir de alguém onde a obra o mantem vivo, onde o amor pela sua arte é adorada por uma nação, não tem como falar de futebol sem que alguma palavra, recorde a vida de Armando Nogueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s